Gramática

Pronomes em inglês: melhore sua gramática!

Written by Rafael Teixeira

Os pronomes em inglês funcionam de maneira razoavelmente semelhante ao uso na língua portuguesa. Eles substituem os substantivos, e dependem de dois elementos distintos para serem definidos: a necessidade de substituição do substantivo, e sua função na frase.

Em geral, considera-se que os pronomes em inglês são um pouco mais simples do que na língua portuguesa. Diversos macetes permitem que o uso dos pronomes seja fácil e intuitivo, geralmente nem mesmo sendo necessário conhecer sua estrutura gramatical para a utilização correta.

No entanto, conhecer os pronomes em inglês e sua aplicação de forma formal pode se importante para provas e para uma compreensão mais específica da língua inglesa. Confira como são organizados:

Subject Pronouns

Os subject pronouns substituem os substantivos que são sujeitos de uma determinada oração de forma direta. Geralmente, utiliza-se este tipo de artifício para evitar a repetição do sujeito várias vezes seguidas.

Trata-se, simplesmente, da substituição do sujeito por uma das três pessoas gramaticais no singular ou no plural. É o caso dos seguintes exemplo:

I am a great dancer.

You look tall.

– Lisa is sad, she wants to talk to you.

– This house is great, it was built centuries ago.

We talked about this.

They don’t want to go together.

Object Pronouns

Os chamados object pronouns são utilizados para substituir subtantivos que são objetos diretos ou indiretos de uma oração, e não o sujeito. Alguns exemplos de seu uso são:

– I love the sweater you gave to me.

– Rachel needs to talk to you.

– Penny read the letter sent from him last week.

– I cannot find it.

– You should come with us.

– If you talk to them, they will understand.

Possessive Adjectives

Os pronomes em inglês chamados de possessive adjectives, ou determiners, não são exatamente pronomes, mas geralmente são aprendidos ao mesmo tempo. Isso porque sua forma de uso é muito similar, e os conteúdos podem ser facilmente associados.

De qualquer forma, os possessive adjectives possuem a função de um adjetivos, mas qualificam o substantivo determinando uma identidade de posse em relação a ele. Confira exemplos:

– I don’t know where is my shaver.

– I found your laptop.

– Mike is selling all his paintings.

– The horse hurt its leg.

– This is our song.

– We are staying in their house.

Possessive Pronouns

Os pronomes em inglês de natureza possessiva são aqueles que substituem, ao mesmo tempo, o objeto e o sujeito de uma oração em um único termo. Exemplos típicos de seu uso são:

– This bike is mine.

– That bike is yours.

– This bike is his/hers.

– That bike is ours.

– That bike is theirs.

Reflexive and Intensive Pronouns

Os pronomes em inglês de caráter reflexivo e intensivo são idênticos em relação às palavras, mas possuem funções diferentes dentro da língua. Os reflexivos são aqueles que referem-se ao sujeito da oração, em contextos em que ele é, também, objeto direto ou indireto.

Para que isso ocorra, apenas alguns tipos de verbos podem trabalhar com pronomes reflexivos. Além disso, uma oração reflexiva sem o pronome torna-se gramaticalmente vaga. É o caso de exemplos como:

– I heard myself speaking.

– You talk to yourself sometimes.

– John hurt himself using a hammer.

– The dog hurt itself scratching.

– We should blame ourselves for this.

– They are smart, they can take care of themselves.

Os pronomes intensivos são idênticos aos reflexivos, mas possuem a função de enfatizar o sujeito da oração. Diferentemente do outro caso, o pronome intensivo pode ser retirado da oração sem mudança de significado, pois ele não é objeto daquela ação. A diferença será a retirada da ênfase, apenas.

É o caso de exemplos como:

– I wrote it myself.

– You did this yourself.

– I am not afraid about the exam itself.

– We shouldn’t do this ourselves.

– They built all of this themselves.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment