Vocabulário

O que é o past participle?

Written by Rafael Teixeira

Na hora de se estudar a língua inglesa, a utilização do Past Participle costuma gerar alguma confusão. O assunto não é exatamente difícil, mas existem diversas falsas impressões que precisam ser quebradas sobre o tema.

O Past Participle é bastante usado na língua inglesa, e sua correta utilização é uma das necessidades para que você tenha um inglês de nível razoável. Muitas pessoas consideram o Past Participle uma forma verbal, enquanto outras lembram-se das famigeradas tabelinhas com os verbos em simples past e past participle.

Qualquer que seja o seu caso, confira sobre essa forma verbal, e saiba quando utilizar ela corretamente na língua inglesa:

Regra número um: não se trata de um tempo verbal

Em primeiro lugar, é primeiro deixar bastante claro que, apesar do nome, o Past Participle não é um tempo verbal. Trata-se de um forma do verbo, desenvolvida para a utilização específica em certos contexto gramaticais.

Se você lembra de algum cursinho de inglês, lembrará dos chamados “perfect tenses”. É exatamente neles que o Past Participle é mais utilizado, como no “present perfect” e “past perfect”. Apesar dos nomes assustadores, não há motivos para preocupação: você entenderá esses usos até o final deste artigo.

Uma forma verbal exige um verbo

Por não ser um tempo verbal por si só, o Past Participle exige uma complementação para estar gramaticalmente correto. Por isso, a forma mais comum de se identificar o uso das palavras neste modo, é a associação do verbo “have” com o uso do outro verbo no “Past Participle”.

É o caso de exemplos como:

“I have been too busy.”

“She has gone there.”

Estes são dois exemplos de utilização de Past Participle no tempo Present Perfect. Neste caso, forma-se a frase com o verbo “have” no presente, e o modo verbal em Past Participle.

A terceira coluna da tabela

Se você procurar pela tabela de conjugação dos verbos em inglês, não encontrará uma tabela tão vasta quanto na língua portuguesa. Na verdade, é provável que encontre três colunas para referir-se ao passado: o infinitivo, o past simple e o past participle.

Por isso, sempre que tiver dúvidas a respeito do uso correto desta construção gramatical, pode procurar pelo verbo desejado em sua forma no past participle.

Verbos regulares

Ainda falando sobre tabelas de verbos no passado, é interessante citar que a maioria dos verbos na língua inglesa são regulares. Neste caso, eles são iguais (possuem o famoso –ed no final) tanto no past simple quanto no participle.

Neste caso, identifica-se a diferença entre as formas com base no acompanhamento do verbo. Um exemplo comum é o verbo “call”. No passado simples, pode-se dizer que “I called you last night” ou “I have called  you last night”. A tabela é exclusivamente útil para verbos irregulares, que apresentam regras diferentes.

Quando utilizar?

Uma dica geral para saber quando utilizar o past participle é definir se, naquela situação, a utilização do past simples está correta. Se estiver, dê preferência ao passado simples. Deixe o modo mais complexo para casos específicos nos quais a estrutura é exigida, que você naturalmente irá conseguir identificar com leitura e escrita.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment