Vocabulário

Números em inglês: aprenda-os

Written by Rafael Teixeira

Os números em inglês possuem uma forma organizacional mais ou menos parecida com aquela em português. Praticamente todo mundo sabe a contagem dos primeiros números em inglês, mas o vocabulário complica-se com o avançar dos números.

A contagem numérica na língua inglesa segue uma lógica bastante clara de pensamento, baseada de maneira decimal, assim como fazemos na língua portuguesa. Por isso, a base da contagem de todos os números depende dos dez primeiros algarismos conhecidos.

Saiba como são os números em inglês:

Números iniciais

Os número iniciais são aqueles contados dos zero ao nove. Eles são a base para todos os outros números, por isso, é absolutamente essencial conhecer eles de cor:

Zero – ZERO;

Um – ONE;

Dois – TWO;

Três – THREE;

Quatro – FOUR;

Cinco – FIVE;

Seis – SIX;

Sete – SEVEN;

Oito – EIGHT;

Nove – NINE;

Após estes dez números iniciais, quase todos os outros são baseados na formação deles. A exceção, no entanto, ocorre para a dezena a seguir, entre o dez e o dezenove:

Dez – TEN;

Onze – ELEVEN;

Doze – TWELVE;

A partir do número 13, inicia-se a fase dos “teens”:

Treze – THIRTEEN;

Catorze – FOURTEEN;

Quinze – FIFTEEN;

Dezesseis – SIXTEEN;

Dezessete – SEVENTEEN;

Dezoito – EIGHTEEN;

Dezenove – NINETEEN;

As dezenas

Entre o vinte e noventa, o processo torna-se mais fácil, praticamente repetindo-se a raiz do número inicial, e adicionando-se um “-ty” no final. Atenção especial deve ser dada ao vinte e ao cinquenta, que variam um pouco:

Vinte – TWENTY;

Trinta – THIRTY;

Quarenta – FORTY;

Cinquenta – FIFTY;

Sessenta – SIXTY;

Setenta – SEVENTY;

Noventa – NINETY;

Os números entre as dezenas são apenas a combinação entre a dezena adicionada da unidade. Isso significa, por exemplo, que vinte e dois, em inglês é twenty-two, assim como quarenta e seis é forty-six.

As centenas

Todas as centenas, em inglês, são definidas pela palavra hundred, precidida de quantas centenas são presentes naquele número. Cem, por exemplo, é one hundred, duzentos é two hundred, e novecentos é nine hundred. Não há mistério, bastando indicar quantas centenas são dispostas em um certo número.

Todos os números internos a uma determinada centena são colocados em seguida:

200 = two hundred;

201 = two hundred and one;

210 = two hundred and ten;

245 = two hundred forty-five;

Quando o número a seguir é lido como uma soma de número (como no caso de quarenta e cinco, diferentemente de “um” ou “dez”), não há utilização do “and” para conectar os números à centena.

Milhares, milhões e bilhões

Os números mais altos seguem exatamente a mesma lógica das centenas, mudando apenas as palavras utilizadas para a definição. Isso significa que sempre a quantidade de vezes que aquela medida é repetida sempre é indicada antes do número, e os números menores sempre são ditos logo em seguida:

Mil = one thousand;

Seis mil = six thousand;

Um milhão = one million;

Dois milhões = two million;

Um bilhão = one billion;

Quatro bilhões = foour billion;

Estes números são seguidos por trillions, quadrillions e quintillions. Se você estiver contando coisas aos trilhões, no entanto, saber contar o número será o menor de seus problemas!

Os anos e suas pronúncias

Destaque interessante sobre os números em inglês é a pronúncia dos anos. O número 1.945 é naturalmente pronunciado one thousand nine hundred and ninety-five, seguindo-se as regras estabelecidas anteriormente, o que é a forma correta de se tratar do número.

Quando você estiver falando ou ouvindo falar sobre o ano de 1945, no entanto, é mais provável que alguém fale nineteen forty-five, ou seja 19 45. Essa é uma forma comum de apresentação de anos na língua inglesa, pois facilita a pronuncia e deixa claro que trata-se de uma data. Se você ouvir falar que algo aconteceu em nineteen ninety-nine (19-99), significa que aconteceu em 1999.

A regra não se aplica, no entanto, ao século XXI. Algo que acontece em 2010, por exemplo, aconteceu em two thousand and ten, da forma natural, como nos números em inglês de forma geral.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment