Curiosidades

Não consigo aprender inglês: Saiba os principais motivos

Dificuldades com inglês
Written by Rafael Teixeira

É possível que você se pegue pensando: não consigo aprender inglês. Neste caso, deve imaginar uma série de justificativas para que isso aconteça. Pessoas encontram diversos motivos para sabotarem seu autodesenvolvimento.

É bem verdade que os motivos que levam à dificuldade nem sempre estão na sua cabeça, mas para todos eles há uma boa solução. Confira quais os principais motivos pelos quais você pensa que não consegue aprender inglês, e quais os mitos que você deve combater durante o aprendizado:

Não consigo aprender inglês pois não vejo motivos para isso

Muitas pessoas até querem aprender a falar o inglês. No entanto, elas simplesmente não conseguem enxergar um bom motivo para fazer este esforço. Isso é especialmente verdade para quem já teve problemas com a linguagem no passado, ou está profissionalmente insatisfeito. Nestas situações, é mais comum continuarmos negando a melhorias, do que acreditando nelas.

Aí está o problema: sempre que você buscar um motivo externo a você, o motivo enfraquece. Você pode pensar que aprender inglês é útil para melhorar sua carreira profissional, por exemplo. No entanto, sempre que chatear-se com o trabalho, associará ideia negativas ao aprendizado do inglês.

A solução, neste caso, está na busca por uma inspiração mais profunda e próxima a você. Busque por motivos que realmente interessem você: possibilidade de consumir mais entretenimento, conhecer novas pessoas, ter mais confiança para viajar o mundo… O importante é encontrar um motivo real e voltado exclusivamente para você.

Não consigo aprender inglês pois as aulas são ruins

Muitas pessoas, ao decidirem aprender inglês, acreditam que o processo irá funcionar como uma espécie de compra. Você paga alguém ou uma escola de inglês e o conteúdo simplesmente é inserido em sua cabeça. Certo?

Obviamente, não!

É comum que não consigamos entender que para aprender inglês, é necessário que o próprio estudante tome responsabilidade sobre o aprendizado. Os professores são fontes do conteúdo, mas é o aluno quem deve responsabilizar-se pelo aprendizado.

O problema não é que os professores são ruins ou o método é falho – o problema é que você simplesmente não assume responsabilidade pela sua parte do processo. Aprender inglês não é como tomar. É um processo gradual e diário que exige dedicação e responsabilidade.

Não consigo aprender inglês pois sou ruim com linguagens

Esta deve ser uma dar piores formas de autossabotagem de todas. É verdade que algumas pessoas possuem mais facilidade do que outras no desenvolvimento desta área específica. Mas isso não ocorre em função de uma mágica que as tornas mais aptas a aprender.

Com ou sem facilidade, todo mundo precisa de esforço e dedicação para aprender um idioma. A diferença está no fato de que algumas pessoas simplesmente querem aquilo, e não enxergam o aprendizado como um sofrimento. Toda vez que você se considerar ruim em aprender inglês, será mais difícil que você o faça.

A dificuldade não indica que você não consegue aprender a língua, simplesmente que está afastando-se dela.  A verdade é que a maioria das pessoas que aprendem inglês, não tinham simplesmente uma facilidade – elas dedicaram-se e estudaram. Por isso, você pode seguir pelo caminho das desculpas, ou estudar com vontade de aprender.

Não consigo aprender inglês pois tenho muita vergonha

Este é um problema comum, principalmente para pessoas que já aprenderam parte da gramática, mas não conseguem evoluir na conversação. Na verdade, trata-se de um problema que a filosofia chamaria de tautológico.

Para ganhar fluência no inglês, você precisa falar ele. No entanto, você não se sente confortável para falar com o nível de inglês que possui e, desta forma, nunca fica mais fluente. Por consequência, não fala e não chega a um nível que se sinta confortável para falar, criando uma barreira cada vez maior.

Isso é, de fato, um problema, mas existe uma solução simples para ele: fale! A ideia da conversação é fazer com que você evolua através da prática. Se você evitar praticar a língua inglesa, não conseguirá evoluir.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment