Uncategorized

Aprender inglês vale a pena? Conheça 6 motivos

Written by Rafael Teixeira

Aprender um novo idioma não é exatamente fácil, e muitas pessoas questionam-se quais são os motivos para aprender inglês. Mais do que um exercício de análise de custo-benefício, encontrar os motivos para aprender inglês é essencial para manter o foco durante o aprendizado.

Uma pessoa que estuda nova língua sem uma motivação clara apresenta chances muito maiores de desistir do aprendizado. Na verdade, não faltam motivos para aprender inglês – mas isso não quer dizer que todos eles sejam importantes para você.

Por isso, montamos uma lista com vários motivos. Assim, você pode considerar quais deles são relevantes para sua vida e inspirar-se nestas oportunidades. Confira:

Comunicação ampla

Atualmente, o inglês é a língua mais falada do mundo de maneira ampla (desconsiderando-se o mandarim, que é falado em um local específico). Estima-se que cerca de uma a cada cinco pessoas no mundo possuem a capacidade de comunicar-se em inglês em algum nível.

Um dos motivos para aprender inglês é, portanto, a capacidade de comunicar-se com ao menos 20% de toda a população do planeta. Alguma dúvida de que isso é vantajoso?

Além disso, o inglês é a língua oficial em 53 países ao redor do mundo. Isso representa uma enorme quantidade de pessoal com quem comunicar-se. Mais precisamente, representa 400 milhões de pessoas no mundo que utilizam a língua como seu idioma primário.

O inglês é a linguagem do conhecimento

Oficialmente, o inglês é a linguagem padrão da ciência, da aviação, da tecnologia computacional, do turismo e da diplomacia (dividida com o francês). Saber falar este idioma aumenta significativamente suas chances de obter um bom emprego em um empresa multinacional – seja em seu país natal ou no exterior.

A linguagem do entretenimento e da mídia

Pense em uma lista de suas séries e filmes favoritos. É possível que boa tarde destes títulos sejam feitos em inglês, e que você perca parte da compreensão com a necessidade de dublagens e legendas. Sua liberdade para entender de fato estes meios de entretenimento aumenta muito quando você fala inglês.

O idioma online

Não há nenhuma dúvida de que o inglês é o idioma da internet. A grande maioria dos sites, fóruns e softwares são desenvolvidos primordialmente em inglês. Além disso, as linguagens de programação e jogos são sempre pensadas na lingua inglesa. Por isso, a capacidade de absorver conteúdo online, quando você fala inglês, é muito maior.

A língua inglesa é razoavelmente fácil de aprender

A língua inglesa utiliza um alfabeto igual ao nosso e possui uma estrutura mais simples do que a das línguas latinas – como é o caso do português. Isso faz com que seu aprendizado seja mais simples.

Como consequência, a evolução é rápida e seu desenvolvimento é perceptível. O alto nível de interação disponível faz com que você possa observar o domínio progressivo da língua. Isso faz com que ela se torne mais prazerosa de aprender, à medida que o tempo passa.

Educação internacional

Por ser uma das línguas mais faladas do mundo, inúmeras escolas e universidades ao redor do mundo oferecem cursos em inglês – mesmo que estejam fora de países anglófonos. Isso aumenta as oportunidades de experiências interculturais, especialmente no meio acadêmico.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment