Vocabulário

Esportes em Inglês: como se chamam?

Written by Rafael Teixeira

Aprender como são chamados os esportes em inglês é importante. Além de ampliar o vocabulário, trata-se do tipo de conhecimento bastante útil para conversação, considerando que a grande maioria das pessoas tem interesse em ao menos um tipo de esporte. Isso faz com que seja quase inevitável escapar de uma ou outra conversa com temática esportiva.

Caso isso aconteça, é sempre útil saber de qual esporte você está falando. Por isso, vale a pena conferir o nome e algumas dicas sobre os esportes em inglês, para não fazer feio na hora da conversação.

Saiba como são chamados os esportes em inglês, suas diferenças de acordo com regiões e algumas dicas sobre a cultura e o vocabulário esportivo:

Antes de mais nada: football vs. soccer

Goste você de futebol ou não, sendo brasileiro é praticamente impossível que você faça uma viagem internacional sem ouvir, ao menos uma vez, sobre o esporte, quando as pessoas descobrem sua origem.

Curiosamente, umas das discussões esportivas mais interessantes no que diz respeito ao vocabulário envolve justamente esse esporte. É o conflito entre as palavras football e soccer. Na Inglaterra, onde o esporte foi inventado, não há dúvidas: chama-se football.

Nos EUA, no entanto, essa mesma palavra é definida para fazer referência ao esporte que, por aqui, chamamos de Futebol Americano. Por isso, o que regularmente chamamos de futebol, no Brasil, é soccer nos EUA. Em outros países de língua inglesa, no entanto, soccer é simplesmente uma palavra norte-americana.

Embora esse seja o embate mais icônico, não é o único esporte que apresenta diferenças na nomenclatura, como você verá na lista a seguir. A dica é sempre seguir o nome utilizado no local onde você está, para evitar ruídos de comunicação.

Lista básica de esportes mais populares

Os esportes em inglês são, muitas vezes, semelhantes ao que ocorre em português. Confira os principais, e como são escritos:

Archery: é o termo utilizado para definir esportes que utilizem arco e flecha;

Athletics (Track & Field): significa atletismo. A primeira opção é utilizada no inglês britânico, enquanto a segunda é a versão utilizada nos EUA;

Badminton: significa, obviamente, badminton – o que alguns chamam de “peteca” no Brasil;

Baseball: significa beisebol;

Basketball: significa basquetebol;

Bicycling: é o nome utilizado para definir os esportes com bicicleta. Geralmente, são associados a outros termos, como “Road Bicycling” ou “Mountain Biking”;

Billiards: significa bilhar;

Bowling: significa boliche;

Boxing: significa boxe;

Canoeing: significa canoagem;

Car racing: significa automobilismo;

Diving: significa mergulho;

Fencing: significa esgrima;

Football: significa futebol – exceto nos EUA, onde significa o chamado futebol americano;

Golf: significa golfe;

Gymnastics: significa ginástica (também costuma ser associada de termos que definem seu tipo);

Hockey: significa hóquei. No caso do hóquei no gelo, fala-se Ice Hockey;

Horse racing/Horse riding: significam, respectivamente, corrida de cavalo e equitação;

Hunting: significa caçada;

Ice Skating: significa patinação no gelo;

Karate: significa caratê;

Martial arts: significa artes marciais.

Polo: significa pólo;

Pool: significa sinuca – cuidado para não confundir com esportes aquáticos, uma vez que “pool” também significa piscina;

Rowing: significa remada;

Sailing: significa navegação;

Soccer: significa futebol nos Estados Unidos;

Surfing: significa surfe;

Swimming: significa natação;

Target Shooting: significa tiro ao alvo;

Tennis: significa tênis;

Volleyball: significa voleibol;

Weight Lifting: significa levantamento de peso;

Wrestling: é uma espécie de luta livre, muitas vezes chamada de lutra greco-romana;

Cuidado com os termos específicos de cada esporte

Lembre-se que, em qualquer idioma, os esportes possuem um vocabulário próprio, que precisa ser compreendido e adaptado de acordo com as necessidades da língua. Por isso, se você possui interesse em algum esporte em especial, saiba que simplesmente aprender o nome dos esportes em inglês não é suficiente.

Procure o nome dos equipamentos, como são chamadas as regras, pontuações e ações comuns de cada esporte, caso pretenda conversar sobre ele. Dê atenção especial aos esportes mais populares nas regiões que você pretende conhecer, pois as chances de haver algum assunto sobre eles são maiores.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment