Vocabulário

Dias da Semana em Inglês

Written by Rafael Teixeira

Os dias da semana em inglês possuem a origem de seu nome diferente da origem na língua portuguesa. Nos idiomas ocidentais, há basicamente duas vertentes para a nomenclatura: motivos religiosos, ou ordens numéricas.

Em português, utiliza-se a vertente numérica de segunda a sexta-feira, e definições religiosas para o que chamamos de finais de semana. Já na língua inglesa, assim como na língua espanhola, utiliza-se motivos religiosos.

No caso dos dias da semana em inglês, os dias são definidos a partir de deuses anglo-saxões, com algumas exceções. Trata-se de um configuração diferente da língua espanhola, por exemplo, que homenageia deuses da mitologia romana.

 

Saiba como são os dias da semana em inglês, como utilizar eles em seu vocabulário, e qual a origem de cada um destes nomes:

Weekdays e Weekends

Assim como na língua portuguesa, os dias são definidos em duas categorias: dias da semana, e finais de semana. A estrutura para referir-se a estes dias é muito semelhante à portuguesa: os dias da semana são os “weekdays”, que possui o mesmo significado literal, e os finais de semana são chamados de “weekend”, também com significado idêntico ao nosso.

Fala-se, ainda, em “business days”, ou “dias de trabalho”, que é o equivalente ao que chamamos de “dias úteis” na língua portuguesa.

Como são chamados os dias da semana em inglês?

Confira abaixo o nome de cada dia da semana, sua origem e significado:

Sunday – Domingo

De forma simplificada, a palavra “Sunday” representa “Dia do Sol”. Sua origem é uma mescla de uma expressão latina em homenagem ao sol e do Inglês Arcaico, Sunnandæg, que evoluiu de maneira simplificada para Sunday.

Monday – Segunda-Feira

A origem da palavra Monday pode ser facilmente atribuída à sequência do domingo. Se o dia anterior é o dia do Sol, nada mais natural que a segunda-feira ser o “dia da lua”. É exatamente este o significa da palavra: dia da lua, uma corruptela do literal “Day of the Moon”.

Tuesday – Terça-Feira

Na cultura romana, o que chamados de terça-feira era o dia de Marte, nome do deus da guerra romano. Em outras culturas, outros deuses ocupavam o mesmo posto. No caso da cultura germânica e de alguns povos nórdicos, este deus era chamado de Tiw, Tew, Tyr ou Tywar. Por isso, o dia reservado ao deus da guerra era chamado de “Tew’s day”, que evoluiu para Tuesday.

Wednesday – Quarta-Feira

Aquilo que a cultura latina chama de dia de Mercúrio representa, na cultura anglo-saxã, o Woden, equivalente a ao deus nórdico Odin. Por isso, chamava-se a quarta-feira de “Woden’s Day” simplificada (ou não) para “Wednesday”.

Thursday – Quinta-Feira

O dia latino de Júpiter, na cultura romana, representa o dia do deus dos trovões na cultura anglo-saxã. Por lá, o deus homenageado na quinta-feira é Thor. Por isso, o nome Thursday deriva da homenagem antiga chamada de “Thor’s Day”, ou “dia de Thor”. A relação entre o chefe do panteão romano, Júpiter (referenciado na Grécia Antiga como Zeus) e Thor é justamente sua afinidade mitológica com raios e os poderes dos céus.

Friday – Sexta-Feira

Friday é o nome dado à sexta-feira entre os dias da semana em inglês. O nome é uma corruptela do “Freya’s Day”, ou “Dia de Frida”, a deusa saxã da beleza e da feminilidade. É a versão germânica daquilo que na cultura romana trata-se do Dia de Vênus – correspondente à Frida Nórdica.

Saturday – Sábado

Curiosamente, o sábado é o único dia em que a origem romana e a origem anglo-saxã é a mesma. Trata-se a uma homenagem ao deus Saturno, no inglês “Saturn’s Day”. Trata-se do mesmo deus Saturno da Roma Antiga, pois na cultura nórdica não havia um deus de características correspondentes para que fosse necessária uma adaptação de nomenclatura.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment