Uncategorized

É possível aprender inglês pela internet?

Aprender inglês online
Written by Rafael Teixeira

Atualmente, já não há dúvidas ao se dizer que a tecnologia modificou a forma como adquirimos novas habilidades. A internet, em especial, ocupa um espaço cada vez mais relevante na área da educação. Por isso, cada vez mais ofertas e dúvidas a respeito de se aprender inglês pela internet surgem.

Muitas pessoas ainda perguntam-se se aprender inglês pela internet é possível. Atualmente, é correto dizer que a possibilidade é bastante alta. Diversos cursos são inteiramente feitos online, e tantos outros utilizam a internet como uma maneira de aumentar a imersão de seus estudantes.

Isso faz com que cada vez mais pessoas busquem aprender inglês pela internet. Obviamente, a escolha tem diversos benefícios, mas algumas desvantagens também. Saiba quais são elas, e como otimizar seu aprendizado do inglês online:

Benefícios de aprender inglês pela internet

As principais vantagens de se aprender inglês pela internet são similares à maioria de outros tipos de aprendizado online. O acesso a uma quantidade quase infinita de materiais de estudo e a variedade de mídias que aumentam sua imersão resultando em um inglês mais fluido e natural;

Cursos online são perfeitos para quem possui uma agenda complicada. Geralmente, cursos tradicionais de idiomas exigem que o estudante adapte-se a uma agenda de horários reduzidos e recorrentes. Para quem quer aprender inglês pela internet, a opção garante que se possa fazer as aulas a qualquer momento, inclusive de madrugada ou no intervalo do almoço, sem perder tempo com transporte.

Além disso, o alto nível de autonomia do aprendizado online é uma ótima forma de tornar o estudante mais envolvido em seu desenvolvimento. O resultado disso é uma maior confiança no conhecimento adquirido, considerando sua total responsabilidade sobre o conteúdo. Em outras palavras, a retirada da relação aluno-professor em uma sala de aula típica dá maior intimidade para o estudante em relação ao conteúdo.

Outro fator importante para quem busca aprender inglês pela internet, é a possibilidade infinita de repetições. Sabe-se que em um processo de aprendizado, a repetição do conteúdo é absolutamente essencial. Em aulas tradicionais, o tempo de aula esgota-se e o conteúdo precisa seguir em frente nas próximas. Quando trata-se de uma aula online, no entanto, o aluno pode repetir simplesmente quantas vezes for necessário para fixar aquele conteúdo.

Os desafios do aprendizado online

Enquanto a autonomia do aprendizado pode parecer uma grande vantagem, a mesma característica pode tornar-se desafiadora. Não são raras as pessoas que consideram muito difícil manter um foco significativo quando não há cobrança externa.

Este fator de motivação por cobrança costuma atrapalhar muitas pessoas, especialmente porque é com este modelo que aprendemos a lidar desde a escola. Por isso, aqueles que possuem dificuldade de estabelecer metas claras para si e cobrar-se por elas, aprender inglês online pode ser um grande desafio.

Outra dificuldade típica do aprendizado online é mais técnica. Muitas pessoas possuem dificuldade de realizar leituras em telas digitais (como livros e materiais). Além disso, o acesso à internet costuma ser uma armadilha para aqueles com dificuldade de foco. Para estas pessoas, é essencial desligar-se de todos os outros meios de comunicação e redes sociais. Caso contrário, aquela hora reservada para aula vira, facilmente, dez minutos de conversa.

Afinal, é possível aprender inglês pela internet?

De forma geral, é bastante seguro dizer que sim, é possível aprender inglês online. Isso não quer dizer que todas as pessoas terão facilidade com isso, ou que será mais fácil do que da maneira tradicional.

A opção é especialmente indicada para quem é capaz de concentrar-se e focar-se, mesmo sem a cobrança externa de alguém. Este é um pré-requisito fundamental para que o aprendizado seja possível.

Se você possui dificuldades de concentração e encontra distrações rapidamente, talvez um curso tradicional seja mais proveitoso para você. Isso não significa que um ou outro modelo seja melhor: é uma questão de adaptação e aproveitamento.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment