Uncategorized

6 dicas para aprender inglês do zero

Aprender inglês do zero
Written by Rafael Teixeira

Se você não sabe nada sobre a língua inglesa e pretende aprender inglês do zero, certamente possui um caminho razoável pelo frente. A boa notícia é que ninguém está aprendendo inglês do zero – nunca.

O motivo para isso é o nível de inserção que temos em relação a culturas da língua inglesa. A maioria dos filmes e séries que chegam ao Brasil são originários de países anglófonos. O mesmo pode ser dito de músicas internacionais e diversos outros aspectos culturais.

Por isso aprender inglês do zero significa, na verdade, aprender inglês do ponto que você ainda não percebeu estar. E existem várias formas de se fazer isso. Confira as melhores dicas:

Imersão na língua inglesa

Você sabe porque pessoas em um intercâmbio aprendem o inglês mais rapidamente do que no Brasil? Porque elas estão imersas em um contexto onde tudo está em inglês. Isso não quer dizer que você precise mudar-se de país para aprender, mas criar um contexto onde o idioma faça parte de seu dia.

Ouça músicas, coloque seus aplicativos em inglês, baixe podcasts, tente escrever sua lista de compras no idioma e mude, até mesmo, a linguagem do seu smartphone. Isso criará um ambiente de imersão importante e eficiente.

Busque fazer amizade com pessoas que falam inglês

Com todo acesso ao conteúdo online que existe atualmente, não será nada difícil encontrar alguém nativo na língua inglesa que esteja querendo aprender português. Encontre pessoas assim e marque oportunidades para conversarem em suas línguas nativas por alguns minutos.

Se você fizer isso, seu nível de aprendizado será muito superior, pois trata-se de uma situação real de conversação que muitas pessoas não tem enquanto aprendem o idioma.

Utilize materiais confiáveis

Uma das dificuldades de se aprender inglês do zero é a menor habilidade de identificar quais materiais são de qualidade e o que é feito com pouco esforço. Antes de comprar livros ou cursos, pesquise bem sobre a qualidade deles. É a única forma de garantir que você estará aprendendo da melhor forma possível.

Aproveite-se da internet

Utilize todo o potencial que a internet garante a você para aprender inglês. A quantidade de conteúdo, cursos, aulas, vídeos e o que você quiser imaginar é quase inacabável online. Imagine quanto conteúdo em inglês você pode encontrar apenas em grupos do Facebook, por exemplo, onde você pode observar nativos da língua inglesa conversando.

Estabeleça metas realistas

É necessário você criar motivação e formas de mensurar seu avanço no estudo desta nova língua. Tenha em mente o que você realmente quer, e quais os motivos para aprender inglês. Defina, então, metas graduais de curto prazo e metas maiores, que devem ser alcançadas aos poucos.

Ouça inglês de verdade

Treine seus ouvidos a entenderem o ritmo no qual a língua inglesa é falada. Mesmo que você não entenda tudo o que está sendo dito, isso criará uma naturalidade na forma como você encara o ritmo da fala. A longo prazo, você terá um sotaque menos marcado e uma naturalidade maior ao praticar a fala na língua inglesa.

Você pode praticar sua audição baixando podcasts e assistindo vídeos de notícias na língua inglesa. Há uma enorme quantidade de fontes para que você escolha assuntos que realmente despertam seu interesse.

About the author

Rafael Teixeira

Leave a Comment